Atividades

AMBIENTE E BIODIVERSIDADE

A diversidade dos habitats aqui encontrados, a abundância de água e de floresta e a qualidade das pastagens espontâneas apelam a uma gestão criteriosa destes recursos. Contribuímos para a fixação do carbono atmosférico e redução das emissões de CO₂ através da utilização de energia fotovoltaica para diversos fins, entre eles a captação de água. Na agricultura recorremos a técnicas de mobilização mínima do solo. Valorizamos boas práticas na gestão dos resíduos da exploração. Conservamos inalterados os bosquetes localizados em toda a sua extensão, importantes como locais de nidificação e interesse biodiverso. Efetuamos a limpeza e manutenção das zonas ripícolas. Contribuímos para a florestação e encaminhamento das árvores de renovo.

   
ENERGIAS ALTERNATIVAS

O elevado e crescente custo da energia conjugado com a nossa preocupação de encontrar soluções tecnicamente adequadas e respeitadoras do ambiente já nos levaram a implementar diversos pequenos projetos de utilização de eletricidade com origem fotovoltaica. Estes projetos têm sido utilizados para autoconsumo direto na captação e distribuição de água para pessoas e animais, iluminação de instalações e alimentação de cercados elétricos. Também vendemos energia à rede, como forma de compensar alguns consumos relacionados com a atividade produtiva, nomeadamente a energia para a rega por sistema de pivot. A nossa exploração já tem um elevado nível de autossuficiência energética e há novos projetos em estudo no âmbito da utilização de energias renováveis.

   
MODO DE PRODUÇÃO INTEGRADA

Sempre nos esforçámos por produzir de modo a minimizar os efeitos sobre o ambiente ou mesmo contribuindo para a sua melhoria. Atualmente, toda a nossa produção agrícola e pecuária obedece aos condicionalismos das boas práticas ambientais previstas no denominado "PRODI". Essa garantia de boa conformidade é conferida por uma entidade certificadora legalmente licenciada para o efeito. O maneio do gado é consentâneo com a preservação da floresta e da paisagem.

   
   
REDE NATURA 2000

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço comunitário da Europa resultante da aplicação da Diretiva Aves e da Diretiva Habitats. Tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados, contribuindo para parar a perda de biodiversidade. Constitui o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia. O Sítio Cabrela ocupa uma extensão de 56 555 hectares, abrangendo os concelhos de Alcáçer do Sal, Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo. Na sua extensão a sudeste vem abranger a totalidade da área da exploração de Água de Elvirinha.